domingo, 9 de outubro de 2016

"California Dream" reinterpretado


No extremo oeste do continente americano, São Francisco sempre foi um lugar diferente. A sua identidade é única e em nada se compara a outros grande centros inclusive dentro do próprio estado da Califórnia, como Los Angeles, ou San Diego. 
Isso se deve muito à sua população mista, composta por imigrantes de todas as partes do mundo e de vários outros lugares dos Estados Unidos.
Mais uma característica unica de São Francisco: 
 escadarias, ou “steps”, substituem as ruas nas regiões mais ingrimes, 
criando espaços agradáveis como pequenos jardins, 
caminhos vegetado,  além de vistas e perspectivas da movimentada cidade. 
foto: Raquel Palhares   
Até a metade do século XIX, a cidade esteve bastante isolada, pois era difícil chegar a São Francisco (até hoje acho super longe!). Mas após 1849, com a Corrida do Ouro, São Francisco cresceu rapidamente.
A população inicial veio de algum outro lugar: Espanha, Inglaterra, Irlanda, Italia, China, Filipinas, México e América Central, e de outras partes dos Estados Unidos, em busca do "California Dream", o sonho americano de ir para a Califórnia, encontrar ouro e enriquecer.
Tantas pessoas com suas individualidades e uma grande diversidade étnica, levou a um grande respeito às diferenças e uma cultura muito mais abrangente.
Uma cidade que se desenvolveu incluindo e respeitando diferenças, criando um ambiente propício à tolerância e liberdade de expressão. Com forte histórico de ativismo político, foi o local da fundação das Nações Unidas em 1945, foi epicentro do movimento hippie e da geração beat, palco de inflamadas manifestações pacifistas e pelos direitos civis.
Mesmo depois do advento da Ferrovia Transcontinental, e a facilidade de se viajar por ar a partir dos anos 60, São Francisco manteve-se única, um lugar afastado das mais convencionais culturas americanas, com uma sociedade multi
Em seu currículo, São Francisco é apontada também como a cidade que pela primeira vez defendeu casamentos homossexuais e onde, em 1978, a primeira bandeira de arco-íris, símbolo do movimento LGBT, foi alçada e trazida a público.

Foi a primeira cidade do planeta a proibir o uso de sacos plásticos não recicláveis e brinquedos que contenham produtos químicos e 17% da área total da cidade é reservada a parques e espaços verdes.

Vista do alto da Coit Tower, skyline de San Francisco.
Foto: Raquel Palhares

Com esta personalidade tão forte, São Francisco sempre buscou olhar para fora, atenta para o que acontecia de mais inovador e ousado no mundo e trouxe isto para a sua história e para a sua arquitetura. Ao longo do tempo, várias vezes a cidade buscou inspiração para sua arquitetura em seu clima, em seus recursos naturais, em sua topografia, respeitando a evolução econômica e sua sociedade. Os novos edifícios, as novas tecnologias e a arquitetura do século XXI continuam este debate. Os arquitetos da cidade, que sempre buscaram parâmetros na natureza e em seus recursos e no que se fazia de mais vanguardista  e inovador no mundo, sempre estiveram antenados para o momento histórico presente. E assim, até hoje, São Francisco continua a se projetar para o mundo como uma cidade diferente e de ponta.
Hoje a cidade de São Francisco é líder em empreendimentos certificados LEED nos EUA. Em toda a Bay Area, há mais de 700 processos de certificação LEED em andamento (mais do que em todo o Brasil).
A alta densidade urbana, em uma cidade compacta, onde pouco mais de 800mil habitantes vivem em 122km2 com um eficiente sistema de transporte público, favoreceu a sustentabilidade urbana, a reciclagem de resíduos (obrigatória por lei desde 2001) e a compostagem.

Delegação Missão Técnica ECOBuilding em São Francisco,
Arqtours, realizada em outubro 2012
A cidade abriu uma grande linha de financiamento para a produção de painéis solares, turbinas eólicas e para a melhoria da eficiência energética e hoje existem mais de 125 mil vagas de empregos públicos e privados “verdes” na cidade.
Não foi sem motivos que São Francisco foi eleita a cidade onde menos se desperdiça nos Estados Unidos, já que seus habitantes costumam, por exemplo, desligar as luzes quando não utilizam os cômodos e boa parte dos táxis são carros híbridos ou alimentados por biocombustíveis.
São Francisco tem uma sociedade consciente, natureza presente, boas iniciativas em benefício do meio ambiente.
Delegação Misão Técnica GreenBuild em São Francisco,
Arqtours, realizado em setembro 2016
Seus planos e suas diretrizes apontam para um futuro cada vez mais consciente e cada vez mais verde.

Talvez esta deva ser a reinterpretação do “California Dream” para o século XXI ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário